Como filmar a tela do PC usando o CamStudio
O CamStudio, para quem não sabe, é um aplicativo para filmar a tela do computador. Contrário ao screenshot que só salva uma imagem, este aplicativo pode salvar um vídeo de horas e horas. Existem muitos aplicativos parecidos na internet. Como por exemplo Hypercam. Também existem alguns feitos especialmente filmar jogos como FRAPS, Bandicam e Taksi. Entretanto, a maioria destes não são gratuitos, e as versões trial deixam um texto no vídeo dizendo algo como Filmado com Trollcam
. O CamStudio por outro lado é gratuito, não bota texto algum, e contrário de alguns, realmente funciona.
Para começar a usar o CamStudio, primeiro você tem que baixar e instalar o CamStudio. Esta etapa é muito importante e crucial para todo o resto do tutorial. Realmente não pode pular esta parte. Então, antes de tudo, acesse o site do CamStudio, procure pelo link de download, baixe e o instale.
Se estiver muito difícil de achar, use a função de pesquisar texto de seu navegador, normalmente a tecla de atalho é Ctrl+F.
Instalado o CamStudio, abra o aplicativo. Antes de começar a filmar algo, entretanto, é necessário ter algo para filmar. Para este tutorial, eu estou filmando eu mesmo desenhando com o Paint Tool SAI.
Região a Filmar
Agora é a hora de selecionar um pedaço da tela para filmar. Gravar a tela do PC é um processo simples, mas usa muito da CPU. Se você não precisa gravar a tela inteira, eu recomendo selecionar um pedaço antes de começar a gravar por inúmeros motivos. Clicque no menu Region e escolha um desses:
- Region
- Grava um retângulo que você seleciona após clicar no botão para gravar
- Fixed Region...
- Nesse modo você seleciona o retângulo antes, com um tamanho fixo. Ele é útil se o codec de vídeo que você está usando só funciona com certas dimensões de vídeo. Por exemplo, certos codecs só funcionam em vídeos de largura e altura múltiplos de 4.
- Window
- Grava uma janela. Após começar a gravar você clica em uma janela e o CamStudio começa a gravar aquela janela.
- Fullscreen
- Grava a tela inteira. Só use esse modo se realmente precisar!
Como a área que eu quero filmar é um pedaço da janela do SAI, que em si é um pedaço da minha tela inteira. Eu escolhi o modo Fixed Region, que é Região Fixa
. Uma caixa de diálogo aparece para eu selecionar o retângulo, nesta caixa eu clico no botão Select e literalmente seleciono a área a ser filmada.
Se você deixar Fixed Top-Left Corner marcado antes de clicar no botão Select, a seleção que você fizer muda a largura e a altura da região fixa mas não sua posição. Se Fixed Top-Left Corner estiver desmarcado antes de começar a filmar, o CamStudio vai deixar você clicar em algum lugar para escolher a posição do retângulo mas o tamanho continuára o mesmo.
Filmagem e Codecs de Vídeo
Agora é só começar a filmar, certo? Errado! Antes de começar a filmar é muito importante embora não seja necessário, escolher um codec de vídeo para ser usado. Codec, para quem não sabe, é um software capaz de compactar e descompactar arquivos de mídia, neste caso arquivos de vídeo. Se você quiser pular esta etapa, tudo bem, mas atenção: sem um bom codec de vídeo filmagens de meros minutos podem entrar na zona de gigabytes!
Neste tutorial, eu estou usando o codec Xvid em minha filmagem. Em termos de tamanho versus qualidade, o resultado é ótimo. Porém, para comprimir o vídeo enquanto você filma ele enquanto você está usando os aplicativos sendo filmados, é necessário muitos ciclos de processador. É possível que haja problemas na filmagem ou com o programa sendo filmado se seu processador não for rápido o suficiente.
Se esse for o caso, no site do CamStudio você pode encontrar um codec lossless feito especialmente para filmar telas de computador. Este codec é muito mais rápido que o Xvid e, segundo eles, muito mais rápido que muitos outros codecs disponíveis na internet. Mas ele não comprime vídeos muito bem, e se você tentar abrir um vídeo gravado com esse codec em um computador que não tenha esse codec, não vai dar certo.
Com isso, você vai ter que converter o vídeo para outro codec depois de terminar de filmar, usando um aplicativo como o VirtualDub.
Para o CamStudio descobrir um novo codec que você instalou, ele precisa ser reiniciado. Feche o CamStudio e abra-o mais uma vez. Se você ainda não tinha abrido o CamStudio, essa é uma ótima oportunidade para abri-lo. Após abrir o CamStudio com os codecs instalados, clique no menu Options e então em Video Options. Isto abrirá uma caixa de diálogo onde você poderá configurar os vários aspectos do vídeo a ser filmado.
A primeira coisa a fazer é ajustar o slider Max Framerate. Este ajusta a velocidade em quadros por segundo a serem gravados e mais tarde reproduzidos. Os valores úteis estão entre 20 e 50 fps. Qualquer velocidade acima de 60 quadros por segundo é redundante, já que a maioria dos monitores atuais não são capazes de mudar de cor acima de 60 vezes por segundo, não vai adiantar gravar esses quadros e não vai servir de nada reproduzi-los depois. Qualquer velocidade abaixo de 20 fps vai ser reproduzida muito devagar, como se estivesse travando. Se o slider estiver desativado, marque a caixa Auto Adjust para ele funcionar.
Para gravar um vídeo como timelapse, isto é, uma filmagem de horas que passa bem rápido e termina em questão de minutos, o slider não serve. O slider automaticamente configura o Playback Rate do vídeo, que é a velocidade com que os quadros são reproduzidos, para ser o mesmo que o Capture Frames Every do gravador, que é o tempo entre cada quadro ser gravado. Isto é, se você grava um quadro a cada 100 milissegundos, o slider deixa o vídeo para reproduzir 10 quadros por segundo.
Em um timelapse, você precisa desequilibrar isto para o vídeo reproduzir mais rápido do que a velocidade em que ele foi gravado. Desmarque a caixa Auto Adjust para ativar o ajuste manual. Um vídeo de um segundo para cada minuto à 25 fps teria os valores 25, 2400, 25 para Set Key Frames Every, Capture Frames Every e Playback Rate respectivamente. A única coisa que muda é o Capture Frames Every, você tem que aumentar esse valor para os quadros serem gravados em uma distância maior de tempo, na hora de reproduzir o vídeo os quadros passam em uma distância menor de tempo e parecem mais rápidos.
A formula para calcular o Capture Frames Every de um timelapse é: 1000 ÷ Playback Rate × R, onde R é a razão segundos reproduzidos = R × segundos gravados. No caso de um segundo reproduzido por um minuto gravado, R = 60.
O Codec Xvid
Selecione o Xvid na lista de compressores para comprimir suas filmagens usando ele. Preste atenção que alguns codecs, como o Xvid, possuem requerimentos especiais de vídeo. No caso do Xvid as dimensões do vídeo, isto é, largura e altura, devem ser múltiplos de 2. Para configurar o codec, clique no botão Configure. No caso do Xvid, uma caixa de diálogo abrirá, cheia de botões, sliders e números. O mais importante sendo o Target bitrate. Se você não consegue achar o botão Target bitrate, clique no botão Target Quantizer. Com isso você trocara o método de ajuste do codec de quantizer
para bitrate
.
Target bitrate é a quantidade alvo de bits por segundo que o codec tenta alcançar. Bits por segundo não são bytes por segundo! Isto é, o b minúsculo de kbps significa uma unidade 8 vezes menor que um byte. No meu caso, eu quero que meu vídeo tenha uma quantidade de dados média de 192 kilobytes por segundo. 192 × 8 = 1536. Logo, eu ajusto o Target bitrate para 1536 kilobits por segundo, aproximadamente 1.6 megabits por segundo.
Configurando Áudio
Agora é só começar a gravar, certo? Ainda não. Falta o áudio. Dependendo do tipo de filmagem que você quer fazer, existem várias opções de como capturar o áudio. No meu caso, eu estou filmando o Paint tool SAI. Este programa não reproduz áudio algum. E eu não possuo um microfone para fazer comentários enquanto uso o programa. Por isso eu configurei o CamStudio para Do not record audio ou Não gravar áudio
. Esta opção reduz o tamanho do arquivo em comparação a gravar o áudio sem som algum.
As outras opções de áudio são Record audio from microphone e Record audio from speakers, Gravar o áudio do microfone
e Gravar o áudio da caixa de som ou fone de ouvido
respectivamente. Em algumas placas de áudio não é possível gravar o áudio usando a opção Record audio from speakers, como a minha placa Realtek. Se esse for o caso, procure por métodos para capturar o áudio da sua placa como se fosse um microfone.
Se for gravar áudio, seja do microfone ou das caixas de som, clique no menu Options, submenu Audio Options e configure as opções para a fonte do áudio que quiser gravar. Com isso quero dizer, configure o codec de áudio. O codec de áudio é separado do codec de vídeo, e portanto é configurado separadamente.
Entre as opções de áudio, Recording format ou Formato de som
é o mais importante. Esta opção é literalmente a qualidade do áudio a ser gravado e, mais tarde, reproduzido. Similar ao fps de vídeo. Este formato é dividido em três partes: Frequência, canais e precisão.
Frequência é a velocidade com que o áudio é reproduzido. Os valores mais comuns são 22.0kHZ e 44.1kHz. Maior frequência, maior qualidade, maior tamanho da parte de áudio. Canais é simplemente o número de canais de áudio. Mono significa um canal. Stereo significa dois canais. Existem outros, mas o importante é que quanto maior o número de canais, maior a qualidade e maior o tamanho da parte de áudio. Precisão é a precisão do som armazenado em termos computacionais. Isto é proporcional ao tamanho da parte de áudio.
Se em seus vídeos o aúdio estiver desincronizado, isto é, tocando um pouco depois ou fora de lugar no vídeo final. É sinal que seu computador não é rapido o bastante para comprimir o vídeo e o aúdio enquanto esta filmando. Nesse caso, deixe marcado Use MCI Recording, isto grava o aúdio sem compreensão alguma, muito mais rapidamente. Áudio é menos pesado que vídeo, mas mesmo assim lembresse de comprimir o áudio do vídeo com um codec após terminar de gravar o vídeo.
Outras Coisas
Após configurado o vídeo e o aúdio. É só começar a gravar, certo? Bem, de certo modo sim. Neste ponto CamStudio irá gravar vídeos de boa qualidade e pequeno tamanho, com ou sem áudio. Mas existem outros coisas importantes que vale a pena conferir.
Minimizar o CamStudio ao começar a filmar, por exemplo. Se você está filmando a tela inteira, a primeira coisa que vai aparecer no vídeo é o CamStudio. Você pode minimizar ele logo depois, mas antes de você conseguir, ele já vai estar no vídeo. Para isto, clique no menu Options, submenu Program Options, e então deixe marcado Minimize program on start recording.
Se você possui um processador de múltiplos cores, é uma boa idéia mudar a afinidade de processador do CamStudio para um dos últimos cores, que são menos usados. Para isso você deve abrir o Gerenciador de Tarefas, achar o processo do CamStudio, clicar com o botão direito nele e então mudar a afinidade do processador. Isso é excelente para diminuir erros de sincronia enquanto estiver usando programas pesados como jogos e aplicativos 3D.
Para não filmar o cursor do mouse, também chamado ponteiro do mouse, ou para realça-lo. Clique no menu Options, e então Cursor Options. Na caixa de diálogo que abrirá, a opção Hide Cursor impede que o CamStudio filme o cursor, e a opção Highlight Cursor desenha uma figura da cor e forma selecionada ao redor do cursor, mesmo que o cursor não esteja sendo filmado.
Para mudar a pasta aonde o filme será gravado, clique no menu Options, submenu Program Options, subsubmenu Directory for recording. O padrão é a pasta de arquivos temporários do Windows. Que fica mais ou menos em C:\Windows\Temp\. Clique em Use user specified directory... para abrir uma caixa de diálogo onde você pode selecionar onde os vídeos serão gravados.
Para mudar os atalhos de teclado. Que você pode usar para terminar de filmar o vídeo sem ter que abrir o camstudio e, consequentemente, provavelmente, fazer ele aparecer no vídeo. Clique no menu Options, submenu Program Options, e então em Keyboard Shortcuts....
E agora, finalmente, pode começar a filmar. E para isso, é só clicar no menu File, e então Record. Para terminar de filmar, clique no menu File, e então Stop. Dependendo do tamanho do vídeo que você filmou pode demorar um tempo para terminar de salvar. Depois disso, você pode fazer o upload do vídeo para o YouTube ou algo assim.
Mas, se, infelizmente, algo terrivelmente ruim aconteceu como, por exemplo, você esqueceu de usar o codec certo. Sua única opção é editar o vídeo antes de fazer o upload. Para isso eu recomendo VirtualDub. Com ele você pode re-codec-ificar vídeos, editar pedaços e etc. além de ser totalmente de graça.




Cara muito bom, gostei pelas informações que você relatou aqui, vou baixar e instalar e fazer uns testes em minha máquina para ver como será o resultado, mas muito bom o tutorial, abraços!
ResponderExcluir