Como usar o emulador Snes9x
O Snes9X é um emulador de SNES. Isto é, você pode usá-lo para jogar jogos de Super Nintendo no PC. Existem outros emuladores de Super Nintendo na internet, como por exemplo o ZSNES, pessoalmente eu prefiro o Snes9X pela interface gráfica mais fácil de usar.
Ambos Snes9X e ZSNES são software extremamente antigos. Lançados pouco após o Nintendo 64, e literalmente em outro milênio. No website do Snes9x não existe link de download direto, mas alguns distribuidores de software, como o Baixaki, possuem uma cópia para download. Neste tutorial, estou usando a versão 1.53 do Snes9X, lançada em .
Os emuladores de Super Nintendo, ou emuladores de consoles que usam cartuchos, precisam de uma ROM de um jogo para rodar, ou seja, o jogo em formato de arquivo. O nome ROM
vem de Read-Only Memory Cartridge, ou Cartucho de Memória Somente Leitura
. Emuladores de Playstation ou consoles que usam discos de memória, precisam de uma imagem ISO
do jogo para funcionar.
Essas ROMs podem ser baixadas em vários websites na internet, como no EmulaBR. Lembresse que, no Brasil, é ilegal fazer download de uma ROM se você não comprou o respectivo jogo legalmente.
Emulando
Após baixar e abrir o Snes9X. Clique no menu File, e então em Load Game..., procure por uma ROM que você baixou, abra-a, e pronto. O emulador vai mostrar o jogo na janela como se fosse uma TV ligada à um Super Nintendo.
Existem alguns jogos que salvam o progresso do jogo no cartucho usando uma memória SRAM, também chamada Static Random-Access Memory, como o Super Mario Bros. por exeplo. Quando você joga um jogo desse tipo, o emulador cria automaticamente um arquivo separado para armazenar essas informações. Se o arquivo for deletado você perde o progresso, mesmo se você usar o mesmo arquivo ROM do jogo.
Existe também um método no emulador de salvar um exato momento de jogo e carregar mais tarde, chamado de savestate. Este método é útil quando o jogo não salva progresso e usa passwords, ou quando você precisa parar de jogar urgentemente. Alguns jogadores consideram estes savestates
um tipo de trapaça.
Para salvar um savestate, clique no menu File, e então no submenu Save Game Position, e escolha um Slot onde salvar o jogo. Se você escolher um slot onde você já havia salvo um savestate antes, ele será sobre escrito, isto mesmo, o velho é deletado e o novo fica no lugar dele. O slot #1
de um jogo é diferente do slot #1
de outro jogo, não tenha medo de sobre escrever o slot de outro jogo quando for salvar por que isso não é possível.
Para carregar um savestate, clique no menu File, e então no submenu Load Game Position, e escolha um Slot onde você havia salvo o jogo. Se você não criou um savestate naquele slot antes de tentar carrega-lo, o emulador vai mostrar uma mensagem dizendo que o savestate não existe.
Para mudar a pasta onde os arquivos SRAM ou os arquivos de savestates são criados, clique no menu Emulation, e então em Settings.... Ao lado esquerdo da caixa Directory mude a seleção para SRAM ou Saves
para savestates. Finalmente clique no botão Browse... para mudar a pasta onde SRAM ou savestates serão salvos. Lembre-se que, após mudar a pasta dos arquivos, você deve mudar os arquivos para a nova pasta escolhida do contrário o emulador não vai conseguir carregar os savestates e os arquivos SRAM que ficaram na pasta anterior.
O Snes9X pausa o jogo automaticamente se você ir para outra janela. Para fazer ele continuar rodando o jogo mesmo quando você esta usando outra janela, clique no menu Emulation, e desmarque Pause When Inactive. Clique no menu Emulation, e então em Pause para parar de emular jogo mesmo quando você esta usando a janela do emulador. Clique em Pause denovo para continuar a emular jogo.
Controles
Para mapear os controles, isto é, para configurar qual tecla do teclado representa qual botão de um joystick de Super Nintendo. Clique no menu Input, e então em Input Configuration.... Uma caixa de diálogo abrirá para configurar os controles.
Aula rápida de inglês: Up, left, down, right são acima
, esquerda
, abaixo
e direita
respectivamente. Para mudar os controles, clique em uma das caixas e aperte uma tecla do teclado. Se você apertar a tecla Escape ou Esc, o botão vai se tornar Disabled, que significa desativado
.
Para configurar o segundo joystick, ou qualquer outro joystick, clique na seleção de joystick onde diz Joypad #1, selecione outro joystick, o segundo é Joypad #2 obviamente, e configure-o do mesmo modo. Não é recomendado usar mais de dois joysticks no mesmo teclado por vários motivos. Mas se for o caso, mude para o Joypad #3 e deixe Enabled marcado. Desmarcar a caixa Enabled é o mesmo que desplugar o joystick do Super Nintendo.
Se enquanto você estiver configurando as teclas a caixa de uma das teclas mudar para cor azul, isto significa que você já está usando aquela tecla em um dos joystick. Se mudar para cor vermelha, é uma tecla utilizada pelo Windows. Cor de rosa significa que a mesma tecla esta sendo usada em uma hotkey.
No caso da cor de rosa, você pode reconfigurar as hotkeys para poder usar aquela tecla. Clique no menu Input, e então em Customize Hotkeys.... Procure por uma caixa cor de rosa, se não achar nenhuma mude a caixa de seleção Page para ver mais hotkeys. Clique na caixa cor de rosa e pressione a tecla esc, isso irá desabilitar a hotkey e resolver qualquer problema com o uso da tecla no joystick.
Alguns jogos possuem suporte para controles especiais como mouse e lightgun, também chamada Super Scope. No Snes9X é possível usar o mouse do computador para emular esses dois tipos de controle. Clique no menu Input, e então em Use SNES Mouse ou Use Super Scope para emular o mouse ou a lightgun respectivamente. Clique em Use SNES Joypad(s) para voltar a usar os joysticks.
Vídeo e Janela
O menu Video possui alguns itens que podem literalmente desaparecer com toda a barra de menus. Se a barra de menus desapareceu e você quer ela de volta, pressione a tecla Esc. A tecla Esc também serve como atalho de teclado do item Hide Menubar, ou seja, se você apertar a tecla Esc enquanto a barra de menus ainda esta visível, ela desaparece.
No menu Video, submenu Window Size, você pode mudar o tamanho da janela para um múltiplo das dimensões reais dos gráficos do Super Nintendo. Se você não gosta de janelas, existe a opção de modo tela cheia, isto é, o jogo ocupa a tela toda. Para entrar em modo tela cheia, ou sair do modo tela cheia, clique no menu Video, e então em Full Screen.
Para abrir uma caixa de diálogo com configurações mais avançadas de vídeo, clique no menu Video, e então em Display Configuration.... Quase tudo no menu Video pode também ser configurado nesta caixa de diálogo.
Primeiro, Output Method. Algumas placas gráficas podem ter problemas ou com o Direct3D ou com OpenGL. Mude quando necessário. DirectDraw tem uma performance muito pior, mas é útil se seu computador não possuir uma placa gráfica instalada.
Deixe Fullscreen marcado para entrar em modo tela cheia. Emulate Fullscreen cria uma janela do tamanho da tela quando você usa o modo tela cheia. Isso existe para diminuir problemas com hardware e software porque não muda a resolução no monitor.
Stretch Image estica os gráficos para preencher a tela ou janela toda. Se você desmarcar isso, o emulador vai mostrar o jogo no meio da tela sem zoom nenhum. Main Aspect Ratio força o emulador a esticar os gráficos o mesmo tanto na horizontal e na vertical. Se isso estiver desmarcado os gráficos são sempre esticados para preencher a tela inteira. Se janela for duas vezes mais larga que o necessário, o jogo vai ser mostrado duas vezes mais largo também.
Bilinear Filtering tudo em Output Image Processing são filtros gráficos. Isto é, eles alteram a imagem do jogo antes de mostrar na tela. Deixe Bilinear Filtering desmarcado e Output Image Processing como None se você quer ver os gráficos do jogo sem nenhum filtro.
Fullscreen Display Settings são configurações do modo tela cheia, como a resolução por exemplo. VSync é a sincronização vertical do monitor. Só tem efeito em tela cheia. Se sua placa gráfica for rápida deixe marcado, do contrário deixe demarcado. Ambos VSync e as configurações de modo tela cheia só funcionam se Emulate Fullscreen estiver desmarcado.
Frame Skipping é extremamente importante se seu computador for extremamente lento. Simplesmente, o emulador não desenha um ou mais quadros do jogo, usando menos ciclos de processador e da placa gráfica na hora de desenhar e tendo mais processador para emular o jogo. Deixe no modo Fixed para sempre pular o mesmo número de quadros, mude esse número de quadros em Ammount Skipped.
No modo Automatic o emulador regula o número de quadros a pular baseado na velocidade do processador. Ajuste o Max Skipped Frames para o número máximo de quadros a pular. Por exemplo, com um máximo de 2 quadros, o emulador vai deixar de desenhar no máximo 2 quadros se seu processador não for rápido o bastante, mas o terceiro quadro vai ser desenhado. Se o processador for rápido o bastante o emulador nunca pula nenhum quadro, não importa o valor que Max Skipped Frames for.
Aúdio
Clique no menu Sound, e então em Settings... para abrir a caixa de diálogo de configuração do aúdio. Quase tudo que tem nessa caixa de diálogo pode ser configurado também através do menu Sound.
Sound Driver, Playback Rate, Buffer Length e Input Rate são configurações de aúdio que o emulador usa para tocar o som. É complicado demais explicar e quase ninguém configura elas, portanto não vou.
Deixem elas assim, o padrão deve funcionar na maioria dos computadores sem nenhum problema.
16 Bit playback força o emulador a tocar o som na qualidade de 16 bits. Isso não melhora a qualidade do som, já que é uma simples conversão do aúdio de 8 bits do Super Nintendo. Mas deve ser deixada marcada por motivos de compatibilidade com hardware.
Marque Stereo para tocar o som em dois canais de aúdio ao invés de um, também chamado Mono. Marque Reverse Stereo para inverter os canais do Stereo, isto é, o canal de aúdio direito vai para esquerda e vice-versa.
Synchronize with sound core faz com que o aúdio e o jogo estejam sempre na mesma velocidade. Isso afeta o frame advance e outras mudanças de velocidade na emulação jogo. Mute sound deixa o jogo sem som. Mudo. Frame Advance mute deixa o jogo sem som enquanto estiver no modo Frame Advance.
Trapaças
O Snes9x suporta trapaças de jogo, também chamados cheats. Essas trapaças
são na verdade o emulador mudando variáveis que normalmente só poderiam ser mudadas pelo jogo. Esse processo é muito complicado e desnecessário para jogar qualquer jogo, mas, vou ensinar como faz.
Antes de tudo você tem que saber o que quer trapacear. Por exemplo, o barra de vida do Megaman, de Megaman X. Enquanto estiver jogando clique no menu Cheat, e então em Search for New Cheats. A caixa de diálogo mais trapaceira do emulador se abrirá.
A pesquisa de cheats funciona assim: Abra essa caixa de diálogo pela primeira vez então feche-a. Jogue o jogo. Abra a caixa de diálogo denovo. Selecione um Comparison Type e uma opção do Compare To clique no botão Search. Repita até que só exista um valor e você terá o endereço dá variável para trapacear.
Cada vez que você abre a caixa de diálogo o Snes9X lembra os valores das váriaveis. Se você procurar por variáveis que não mudaram, só restaram na lista variáveis que estão com o mesmo valor que elas estavam da última vez que você abriu a caixa de diálogo. Se você procurar por variáveis que mudaram, só restaram na lista variáveis com valor diferente que da última vez.
Um passo à passo de como eu achei a vida do Megaman
- Comecei a jogar Megaman.
- Abri a pesquisa de cheats e fechei.
- Dois segundos depois, abri a pesquisa denovo
- Selecionei as opções Equal To e Previous Value
- Apertei o botão Search
- Foram excluídas da lista todas as variáveis que mudaram de valor. Como a vida do Megaman não mudou de valor, a variável que eu quero ainda esta na lista, junto com todas as outras variáveis que não mudaram de valor.
- Fechei a caixa de diálogo
- Perdi um pouco de vida por culpa de uma roda cheia de espinhos
- Abri a caixa de dialogo
- Selecionei as opções Less Than e Previous Value
- Cliquei no botão Search
- Só ficaram na lista variáveis cujo valor é menor que da última vez que a caixa de diálogo foi aberta, isso inclui a vida do Megaman
- Fechei a caixa de diálogo
- Matei um inimigo que deixou cair um power up de vida
- Peguei o power up, recuperei vida!
- Abri a caixa de diálogo
- Selecionei as opções Greater Than e Previous Value
- Cliquei no botão Search
- Desta vez só sobrou uma variável que deve ser a vida do Megaman
Depois de achar a variável, cujo endereço era 7E0BCF
, é só clicar no botão Add Cheat. Então, na nova caixa de diálogo que se abriu, digite um novo valor para variável na caixa New Value , como por exemplo 5
, clique em OK.
Agora com esse cheat a barra de vida do Megaman tem 5 risquinhos. Pegar power ups não restaura a barra de vida. Inimigos causam dano mas a barra não esvazia. Megaman é imortal!
Algumas vezes não é necessário fazer comparações entre o valor atual e anterior das variáveis. Por exemplo, o número de vidas do Mário, ao contrário da barra de vida do megaman, é um valor mais fácil de entender. Nesses casos faça pesquisa de cheats usando Entered Value como Compare To e Equal To para o Comparison Type. Quando Mário tiver 3 vidas, pesquise por variáveis com o valor 3, se perder uma vida, procure pelo valor 2 et cetera.




Bons tempos da era super nintendo!!!! valeu!!!!
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