Configurando a pressão de uma tablet de desenho

Tablets de desenho possuem certa sensibilidade à pressão. Isto significa que a tablet sente quando eu pressiono a caneta mais ou menos força, dando controle extraordinário sobre pinceladas em programas de desenho por exemplo. Só que, o controle extraordinário que vem de fábrica é horrível e precisa ser configurado para melhor aproveitar a pressão da tablet.

Imagine o seguinte cenário: um pincel de um programa de desenho cuja opacidade é baseada da pressão da caneta. Quanto mais força você aplica, mais opaca é a pincelada. Este cenário é comum, tão comum quanto o seguinte problema: é muito difícil fazer uma pincelada ficar completamente opaca.
A razão disto é que para a pincelada ser opaca, a pressão de entrada da caneta tem que estar à 100%. E 100% de pressão entrada é como fazer uma balança de peso alcançar um quilograma pressionando a ponta duma caneta emcima dela. Isto é, força demais para um processo artístico.

Pressão de entrada para quem não sabe, é o valor de pressão enviado pelo hardware da tablet para o computador, e não exatamente o valor que o software de desenho recebe.

É possível configurar a tablet para alcançar a tal pressão máxima usando apenas um terço de força. Nesse caso, dois terços dos níveis de sensibilidade da tablet serão perdidos, mas tubo bem, já que são níveis de sensibilidade muito difíceis de atingir. O processo é simplesmente multiplicar a pressão por três. 33% vira o novo 100%, e tudo acima de 33% de pressão também é 100%, com isso esses 66% da sensibilidade é perdida já que tem o mesmo efeito que outros níveis de sensibilidade.

Existem dois jeitos de configurar a pressão de uma tablet: com o driver da tablet e com o programa gráfico. Se você configurar o driver da tablet, todos os programas vão sentir a pressão do jeito que esta configurado no driver. Além da configuração no driver, alguns programas gráficos possuem ferramentas para configurar a pressão para aquele programa somente.
Mas atenção! A pressão configurada num programa depende da pressão que vem do driver. Se o driver multiplica a pressão de entrada por três no driver e no programa a pressão é multiplicada por dois, no programa você vai chegar a pressão máxima seis vezes mais levemente.

Ajustando a Pressão de uma Tablet Wacom

Para sorte dos donos de tablets Wacom, existe uma ferramenta gratuita para configurar a pressão no Windows. Antes de mais nada, tenha instalado os drivers mais recentes de sua tablet, você pode baixá-los na página de drivers da Wacom. Instalado os drivers, baixe a ferramenta para configurar pressão(é só procurar pelo link de download), e execute-a com privilégios de administrador.

A ferramenta tem uma interface bem simples. A linha vermelha mostra a relação entre a pressão de entrada e a opacidade resultante. Com opacidade eu quero dizer a pressão virtual que é passada para o resto do computador.
Antes de ajustar a curva de pressão, clique em no menu Backup → Create Backup Point. Se algo der errado, você pode restaurar o backup das configurações da tablet clicando em Backup → Restore Backup Point.

Interface gráfica da ferramenta "Tablet Pressure Curve Tool" para configurar a pressão de tablets Wacom
Janela da ferramenta para configurar a pressão para tablets Wacom

Arraste e abaixe a ponta direita da linha vermelha para diminuir a pressão necessária para pinceladas completamente opacas. A ponta esquerda da linha controla a pressão miníma para desenhar.
A linha azul é o chamado threshold. Se a pressão de entrada for menor que esse valor, o computador pensa que a caneta não está sendo pressionada. Isso é o que acontece quando você arrasta a caneta levemente sobre a tablet mas não da clique.

Também é possível configurar a pressão da borracha da caneta, para isso é só mudar o valor da caixa de combinação Pen de tip para eraser e ajustar a curva.

Depois de ajustar a curva de pressão a sua preferência, feche todos os programas que usam a pressão da tablet. Paint tool SAI, Inkscape, Illustrator, Photoshop, GIMP etc. Clique no menu File → Save e então no botão Apply Changes. Uma caixa de confirmação se abrirá. Clique em Sim para continuar. Finalmente, uma janela de console abrirá e reiniciará o driver da tablet, e então a mensagem Press any key to continue . . . aparecerá no console. Após isso é só apertar qualquer tecla para fechar a janela de console.

Se você não perceber diferença na pressão da caneta após salvar as configurações da ferramenta, é possível que tenha havido algum erro. Feche e abra a ferramenta de novo, se as linhas não estiverem como você havia configurado, houve algum erro. Reinicie o computador e tente usar a ferramenta de novo. Se as linhas estiverem como você havia configurado, então a ferramenta realmente configurou a pressão da tablet e é você que não consegue perceber a diferença.

Configurando a Pressão no GIMP

No GIMP, clique no menu Editar → Dispositivos de Entrada, e então selecione na lista à esquerda a pressão de entrada para configurar. Se a caixa modo estiver como Desligado, é melhor mudar para Tela se você quiser que essa configuração dê efeito.

Note que Stylus significa a ponta da caneta da tablet, e Eraser é a ponta da borracha da caneta, que normalmente fica ao extremo oposto da ponta que você normalmente usa e, talvez, você nem sabe que sua tablet tem uma borracha.

A curva para configurar a pressão no GIMP usa o eixo horizontal para pressão de entrada e o eixo vertical para pressão do pincel. Para diminui a pressão de entrada necessária para uma pincelada completamente opaca pela metade, é só arrastar o ponto da direita para o meio do eixo horizontal.

Caixa de diálogo "Configurar Dispositivos de Entrada" do GIMP
GIMP configurado para precisar de menos pressão

Configurando a Pressão no MyPaint

No MyPaint, clique no menu Editar → Preferências e selecione a aba Entrada de caneta. A pressão da tablet no MyPaint é configurada usando uma linha para relacionar a pressão da caneta para pressão do pincel.

Para diminuir a pressão de entrada necessária para uma pincelada completamente opaca pela metade, é só colocar um ponto no meio e no topo da grade. Assim quando o eixo de Pressão de entrada estiver na metade o eixo de Pressão do pincel estara cheio.

Tab "Entrada da Caneta" da caixa de diálogo "Preferências" do MyPaint
MyPaint configurado para precisar de menos pressão

Comentários