Configurando o Codec Xvid
O
O Xvid é apenas um codec, para utiliza-lo você precisará de um editor de vídeos com suporte a codecs, como o VirtualDub.
A janela de configuração do Xvid pode parecer um pouco complicada e cheia de botões, entretanto, é possível configurar boa parte do que surte efeito no tamanho e na qualidade do vídeo apenas alterando os controles Profile @ Level, Encoding type e o mais importante, Target quantizer ou Target bitrate (kbps).
Os itens da caixa Profile @ Level são perfis de qualidade padronizados. Os perfis Simple e Advanced Simple possuem nívels, os mais baixos tendo a pior qualidade do vídeo e a maior compreensão. Também é possível selecionar o perfil (unrestricted) e configurar o codec completamente você mesmo.
Abaixo do seletor de perfis fica o seletor do tipo de codificação, ou Encoding type. Existem dois tipos de codificação: Single pass e Twopass. O Single pass analisa, comprime e salva o vídeo de uma vez só, e é o mais fácil de usar. O Twopass é capaz de criar um vídeo de melhor qualidade mas para ele funcionar o Xvid precisa ser usado duas vezes no mesmo arquivo, primeiro com o 1st pass que analiza o vídeo e então com o 2nd pass que comprime o vídeo.
Finalmente, o seletor de quantizer ou bitrate desejado. Você pode escolher entre quantizer e bitrate clicando no botão que diz Target bitrate (kbps) ou Target quantizer.
Quando bitrate estiver selecionado, o slider abaixo dele servirá para mudar a taxa de kilobits por segundo desejada do video, lembrando que 8 kilobits equivalem a 1 kilobyte. Isso significa que quanto menor for o valor da taxa, menor será o tamanho do arquivo na hora de salvar. Entretanto, quando quantizer estiver selecionado, o slider abaixo dele praticamente se inverterá! Valores menores significaram melhor qualidade de vídeo e valores maiores maior compreensão de vídeo.
Com isso você já deve saber tudo que é preciso para comprimir seus vídeos usando o codec de vídeo Xvid. É importante lembrar que, como o Xvid é um codec MPEG-4, os vídeos salvos com ele precisam ter a largura e a altura como múltiplos de dois, caso contrário haverá erros na hora de comprimir o vídeo!
Comentários
Postar um comentário