Hardware - Significado

O hardware é o nome que se dá a todas e a qualquer peça física de um computador. Um hardware ou um componente de hardware seria qualquer coisa no mundo real conectado ao computador através de cabos ou até mesmo por sinais sem fio. Tudo que você vê e toca em um computador é hardware.

Em geral, todo hardware existe para executar um software. Não existe hardware sem software nem software sem hardware.

Quais São as Peças de Hardware?

A CPU é um dos componentes de hardware mais importantes de um computador. Além dela, memória RAM, placa gráfica, discos rígidos, placa mãe, entrada de Blu-ray, DVD, CD, disquete, cartão de memória, etc. também são considerados hardware.

As peças acima costumam ficar juntas dentro de uma caixa chamada de gabinete ou torre de um computador. Pessoas mais leigas costumam chamar o gabinete de "CPU." Porém a CPU é apenas um componente de hardware que fica dentro desse gabinete.

O Gabinete é Hardware?

Embora que as peças dentro de um gabinete de computador sejam todas hardware, o gabinete em si não é considerado hardware. O gabinete é apenas uma caixa de metal. Um container. Ele não processa dados nem roda programas, nem contribui para isso. Você poderia usar uma caixa de papelão em vez de um gabinete de metal e não haveria qualquer diferença, enquanto se você colocasse um tijolo no lugar do seu disco rígido, que é hardware, seu computador não iria mais funcionar.

Componentes Periféricos

Além do hardware que fica dentro do gabinete, junto da CPU, também existe também o hardware que fica fora do gabinete do computador e se conecta a ele através de cabos ou de forma wireless. Componentes de hardware que ficam fora do gabinete também são chamados de periféricos.

O teclado, mouse, caixas de som, monitor, modem, roteador, etc. são todos hardware, todos componentes periféricos, já que são usados por programas de computador, não são software, e não estão dentro do gabinete.

Hardware de Entrada e Saída

Componentes de hardware também podem ser classificados como hardware de entrada ou hardware de saída.

Um hardware de entrada é um hardware capaz de entrar com dados dentro do computador. O teclado, mouse, microfone ou outro dispositivo de gravação de aúdio, mesa digitalizadora, leitor de impressão digital, scanner biométrico, etc. são todos hardware de entrada pois são capazes de interpretar ações físicas, convertê-las para sinais digitais e enviar esses sinais para o computador.

Em contraste, um hardware de saída é um hardware capaz de expor os dados de um computador para fora do mundo virtual. Nesse caso temos o monitor e a caixa de som, e alguns componentes mais raros como monitores braille. O computador envia dados para esses hardwares que são transmitidos de uma forma que o usuário possa entender.

Juntos, hardwares de entrada e saída permitem que uma pessoa possa interagir com um computador. Sem qualquer dispositivo de entrada não seria possível enviar comandos para o computador executar. Você não poderia clicar em nada, nem digitar nada, logo o computador não faria nada. Igualmente, sem dispositivos de saída você não saberia o resultado de seus comandos. Não adianta mandar o computador somar 2 + 2 se não tiver nem monitor para ver o 4 nem caixa de som para ouvír o resultado.

Como Saber Se É Hardware

Todo hardware existe para que programas de software de um computador possam funcionar corretamente.

A CPU, memória RAM, e outras peças dentro do gabinete, permitem que o código do software em si possa ser executado. Os periféricos de entrada e saída permitem a interação do usuário de computador com o programa de software.

Outros componentes de hardware, como o modem, permitem a comunicação de um computador com outros computadores através de software.

A mesa ou estante onde fica o computador não é hardware, nem tanto é a cadeira onde o usuário senta. Para ser hardware, precisa estar conectado ao computador de alguma forma, e ser capaz de receber dados de um software ou enviar dados para o software.

Comentários